Onde você deve jogar o jogador mais forte?










Uma das maiores qualidades de um time de futebol é a sua coesão, com 11 jogadores trabalhando juntos por um objetivo comum.

É por isso que uma equipe cheia de grandes jogadores individuais pode se tornar verdadeiramente excepcional. O grupo se torna mais potente quando os indivíduos trabalham juntos como uma equipe.

Você pode ver os resultados por si mesmo e, ao longo dos anos, houve algumas equipes genuinamente excelentes repletas de jogadores de qualidade.

O time do Barcelona comandado por Pep Guardiola em meados dos anos 2000 era um time de superestrelas, mas individualmente podiam ser derrotados. Como uma unidade, eles se tornaram indiscutivelmente o time de clube mais notável de todos os tempos.

Mas e as equipes que possuem jogadores de qualidade mediana? Mesmo assim, um grupo coeso, trabalhador e disposto a trabalhar para o bem maior pode superar a soma de suas partes.

É ainda mais vantajoso se houver um jogador de destaque no grupo, aquela estrela em um time que pode levantar o grupo.

Hoje, vamos ver onde esse jogador deve jogar. Se o resto da equipe é de classe mundial ou apenas competente, ter um jogador mais forte, mais inteligente ou melhor que o resto pode fazer a diferença.

Existe uma posição que se destaca como a posição crítica para o jogador mais forte? Ou é mais importante ter aquele jogador em seu papel mais confortável?

O que torna o jogador mais forte?

O jogador mais forte não precisa ser o maior ou fisicamente mais forte; é tudo sobre sua contribuição geral para a equipe.

O jogador pode contribuir mais fisicamente, mas às vezes pode ser que o jogador mais decisivo contribua mais no aspecto mental do que no físico ou técnico.

Muitos dos maiores capitães da história costumam ser considerados os jogadores mais fortes do time, mesmo que haja um jogador claramente mais talentoso do lado.

Quando falta o capitão, o time sofre; isso pode não ter nada a ver com sua habilidade no futebol; o time fica mais fraco sem a determinação mental ou o gerenciamento de equipe que o capitão traz para o campo.

Há momentos em que o jogador mais forte em campo é o jogador mais talentoso, um jogador talismânico cuja habilidade pura eleva o resto do time. Nesta situação, é tudo sobre o resto da equipe garantir que o jogador mais forte tenha o máximo de tempo possível com a bola.

A desvantagem disso é que o adversário sabe disso muito bem e tenta marcar o jogador mais forte para fora do jogo. É muito mais difícil lidar com o jogador mais forte de um time quando sua força reside em suas qualidades de liderança, e não em sua capacidade de marcar gols.

Onde jogar o jogador mais forte

Se o seu jogador mais forte é o goleiro, é improvável que você jogue com ele como centroavante para que ele veja mais a bola; trata-se de aproveitar ao máximo o jogador mais forte e trabalhar sua equipe em torno deles. Não é ideal jogar com seu melhor jogador fora de posição apenas para encaixar uma formação.

Em vez disso, tente ajustar a formação para se adequar ao jogador mais forte do time. É excelente se o melhor papel do seu jogador mais completo for central; um zagueiro ou meio-campista central é ideal, pois faz parte da espinha dorsal do time.

Se o jogador mais forte for um zagueiro, meio-campista ou centroavante, isso pode fortalecer o restante do time.

Existem exceções à regra sobre jogar seu jogador mais forte fora de posição, especialmente para funções centrais.

Seu jogador mais forte pode ser um zagueiro, com habilidade de passe e habilidades organizacionais que seriam mais úteis no campo.

Um passo para a função de meio-campo defensivo pode trazer o melhor desse jogador e adicionar mais habilidade e talento.

Seu meio-campista envelhecido, mas ainda influente, perdeu um metro de ritmo, mas tem experiência para fazer a diferença. Não é inédito para um jogador desse molde voltar para a defesa central.

Ter seu jogador mais forte no centro da defesa aumenta a confiança do time, permitindo que os demais jogadores joguem com mais liberdade.

Simplesmente caindo na defesa do meio-campo, o jogador mais forte não apenas mantém seu lugar no time, mas libera seu papel de meio-campo para outra pessoa.

Tornando-se o jogador mais forte de uma equipe

Como um jogador se torna o jogador mais importante de uma equipe?

A resposta depende do tipo de jogador; se eles são os mais talentosos e, portanto, trazem mais para o time do que qualquer outro, então não há razão para que o jogador mais forte do time também não seja o mais jovem.

A idade não é barreira para a habilidade, então não é incomum que um dos jogadores menos experientes seja o mais vital.

Um excelente exemplo disso seria Kylian Mbappé, do Paris Saint Germain; apesar de estar em um time de craques, muitos deles muito mais velhos que o internacional francês, é claro que Mbappé é o jogador mais forte do time. E isso não é pouca coisa quando você está jogando ao lado do indiscutivelmente maior jogador de todos os tempos, Lionel Messi.

Para outras equipes, geralmente um dos jogadores mais velhos é o mais forte; jogadores que são invariavelmente os mais experientes ou trazem qualidades naturais de liderança para a equipe. Jordânia

Henderson, do Liverpool, é um excelente exemplo desse tipo de jogador; ele não é o jogador mais excelente tecnicamente, não é o mais rápido, nem marca muitos gols.

O que Henderson traz para a equipe é uma ética de trabalho, liderança e unidade que une o resto da equipe.

Em todos os outros aspectos, outro jogador no elenco do Liverpool é mais criativo ou melhor artilheiro, mas quando Henderson não joga, o Liverpool parece um time muito mais fraco.

Exemplos de equipes com um jogador de destaque

Existem muitos exemplos de times com um jogador mais forte que os outros, e nem sempre é o jogador mais criativo em campo.

Um atacante de 30 gols por temporada pode ser o jogador mais valioso de um clube, mas isso o torna o mais forte? Quão insubstituível é insubstituível?

Roy Keane-Manchester United

  • Posição: Volante

Apesar de estar em um time cheio de jogadores cujo talento era indiscutivelmente muito acima do seu, Roy Keane fez o Manchester United funcionar por anos.

Quando Keane jogava, o Manchester United jogava, e os adversários sabiam, independentemente de quão bom o resto do time jogasse, a liderança e a demanda por excelência que Keane trazia o tornavam o jogador mais perigoso da liga.

Lionel Messi-Barcelona

  • Posição: Lateral Direito / Meia Atacante

Quando você é tão bom no futebol quanto Lionel Messi, é inevitável que os adversários tenham medo de enfrentar você.

Enquanto estava no Barcelona, ​​Messi se tornou o maior jogador de todos os tempos, mesmo cercado por jogadores excelentes como Xavi e Iniesta ou líderes como Carlos Puyol.

Sua habilidade e determinação, seus gols e assistências e seu talento absoluto fizeram de Messi o jogador mais forte da La Liga.

Jordan Henderson-Liverpool

  • Posição: Meia Central

Outro capitão cercado por jogadores cujas habilidades individuais provavelmente superaram as suas, mas é Jordan Henderson quem faz do Liverpool o time que é.

Sem dúvidas, o jogador mais forte de Anfield, mesmo com Mohamad Salah no time. Sem sua liderança, determinação e incrível trabalho em equipe, o Liverpool não seria o time que é.

Cristiano Ronaldo-Real Madrid

É preciso um jogador especial para ser considerado o jogador mais forte de uma equipe, especialmente quando o capitão do clube é Sergio Ramos, mas sua habilidade e foco absoluto fazem de Cristiano Ronaldo o jogador mais importante durante sua passagem pelo Real Madrid.

Não é difícil entender por que o Real Madrid era um time tão incrível, tendo um capitão como Ramos na defesa e um atacante com a qualidade de Ronaldo liderando a linha. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Ronaldo se destacou tanto por sua determinação quanto por suas habilidades incríveis.

Tirando todos os seus gols e assistências, Ronaldo ainda seria o jogador mais forte do time; sua necessidade de ser o número um não permitia que o jogador se contentasse com nada além do melhor, e essa é uma mentalidade difícil de manter.

Pouquíssimos jogadores tiveram o mesmo foco, a dedicação para ser melhor, mesmo quando já são um dos melhores.

Conclusão

Definir o que uma equipe precisa faz parte da resposta: ela precisa de um líder? Nesse caso, há um argumento de que o jogador mais forte será esse líder, independentemente de sua posição em campo.

Se o time estiver geralmente cheio de jogadores que conseguem lidar com o lado mental do jogo, é provável que o jogador mais criativo seja o jogador mais forte, pois trará mais para o time.

Está claro porque é uma vantagem para o jogador mais forte de uma equipe jogar em um papel mais central, como defesa central ou meio-campo central; essas são as posições que mais enxergam a bola.

Em última análise, porém, independentemente de onde seu jogador mais forte joga, é essencial que o time esteja preparado para aproveitar ao máximo os atributos desse jogador.

Se você está se perguntando onde jogar o jogador mais fraco, leia meu artigo sobre isso aqui.