A posição de ala no futebol é uma das posições mais cruciais no futebol quando se trata de atacar e marcar gols.
Os jogadores que atuam nesta posição são chamados de alas porque atuam principalmente na ala esquerda e/ou direita do campo de futebol.
Seu trabalho geralmente é criar chances para o atacante principal.
No futebol moderno, as posições numéricas dos alas são geralmente designadas pelos números 7 e 11.
Os alas desempenham várias outras funções, e hoje veremos algumas características específicas que os olheiros procuram ao tentar selecioná-los.
O que os olheiros procuram em um ala? Vamos descobrir.
tempo
Este atributo é obrigatório para qualquer aspirante a ala.
Os defensores têm muito medo de enfrentar alas rápidos, pois sua velocidade lhes permite chegar facilmente atrás da linha defensiva para apoiar o atacante principal ou ir eles próprios para o gol.
O internacional egípcio Mohammed Salah é um exemplo perfeito de jogador que usa sua velocidade com efeitos devastadores contra os defensores adversários.
A maioria dos melhores extremos do mundo, como Ousmane Dembélé, Kingsley Coman, Serge Gnabry, Leroy Sane e Raphinha, têm um ritmo alucinante.
Então, se você quer impressionar nas seletivas como ala, precisa trabalhar para melhorar sua velocidade.
Você também precisa aprender a correr mais rápido quando tiver a bola nos pés e não se esqueça de mostrar sua velocidade nas seletivas.
Habilidades de drible
Um ala que possui excelentes habilidades com a bola e é abençoado com truques é um trunfo para qualquer equipe.
Às vezes, um ala precisa de suas habilidades de drible para escapar dos defensores, entrar em posição de gol ou passar a bola para seu companheiro de equipe.
Em alguns casos, os alas conseguiram até vencer pênaltis devido à rapidez dos pés, o que resultou em faltas do adversário.
Jogadores como Eden Hazard e Leroy Sane, Vinicius Jr., Antony e Sofiane Boufal são bons exemplos de extremos com excelentes capacidades de drible.
Você pode conferir a lista completa dos melhores dribladores do futebol agora mesmo.
Boa travessia
Um extremo decente deve ser capaz de cruzar bem.
Esta é uma habilidade importante porque os cruzamentos para a área adversária podem ser usados pelos companheiros para marcar pontos contra o adversário.
Um cruzamento bem feito às vezes é tão bom quanto um gol porque vem em um ângulo e a uma velocidade que dificulta a defesa.
Portanto, você deve passar algum tempo praticando como lançar bolas em áreas perigosas da grande área adversária.
Marcação de gols
Espera-se que um extremo contribua com a sua quota-parte de golos.
Na maioria das equipes, a responsabilidade de marcar gols não cabe apenas ao atacante principal; O extremo também deve marcar gols de vez em quando.
Jogadores, incluindo grandes goleadores como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Sadio Mane, que começaram como alas, tornaram-se máquinas de fazer gols por direito próprio.
criatividade
Espera-se também que os extremos tenham essa criatividade.
A capacidade de criar chances que podem levar a um gol.
Alguns dos melhores alas também têm um grande número de assistências, o que é uma prova de sua visão e capacidade de acertar um passe.
Um bom exemplo é o extremo argentino Angel Di Maria. Di María é um dos jogadores com mais assistências na história do futebol.
Meu nome é Collins Nwokolo e sou seu principal blogueiro de futebol! Assim como você, gosto do belo jogo de futebol ou futebol americano. Escrevo artigos informativos sobre tópicos importantes do futebol em todo o mundo e adoro compartilhá-los com os amantes do futebol. Você pode se conectar comigo no LinkedIn e no X.