Cada temporada provavelmente será boa quando você estiver olhando para um jogador do calibre de Lionel Messi. Mas mesmo o maior jogador de todos os tempos teve algumas temporadas que se destacam acima do resto.
Seja mais um recorde quebrado ou mais um troféu conquistado, Messi teve, ao longo dos anos, alguns anos individuais realmente extraordinários.
Hoje, vamos relembrar sete das melhores temporadas que a lenda argentina já teve.
Embora Messi tenha todas as chances de acrescentar mais um ano excelente à sua carreira já notável, escolhemos sete dos melhores anos de Messi no Barcelona, temporadas em que ele ganhou tudo ou marcou um número recorde de gols; cada uma tem seu lugar na história.
Aqui estão as 7 melhores temporadas da carreira de Lionel Messi.
7. Temporada 2016/17
- Títulos: Copa Del Rey, Supercopa da Espanha
- Conquistas: Artilheiro da La Liga, La Liga POTY
A temporada 2016/17 foi particularmente boa para quebras de recordes; Messi ultrapassaria Raúl como o jogador com maior pontuação na Liga dos Campeões, marcaria seu sexto hat-trick na competição, um novo recorde, e terminaria a temporada como o maior artilheiro do futebol europeu com 54 gols.
Outro recorde de Raúl também seria quebrado por Messi na temporada de 2017, quando ele marcou contra o Las Palmas, igualando o recorde de Raúl de marcar contra 35 times diferentes da La Liga.
O recorde de 26 cobranças de falta de Ronald Koeman também não estava seguro; Messi marcaria seu 27º gol pelo Barcelona e tiraria o recorde do holandês.
Uma vitória por 3 a 2 sobre o arquirrival Real Madrid, na qual Messi marcaria o gol da vitória nos acréscimos, foi seu 500º gol pelo Barcelona, tornando-o sem dúvida o maior artilheiro do século passado.
Uma temporada realmente excepcional terminaria com Messi como o artilheiro da liga e do futebol europeu.
6. 2015/16 Temporada
- Títulos: La Liga, Copa Del Rey
- Conquistas: bola de Ouro
Outra temporada memorável para o extraordinário argentino viu Messi ganhar sua quinta Bola de Ouro, um novo recorde.
Um gol contra o Sporting de Gijon faria com que Messi marcasse seu 300º gol pelo Barcelona na liga, e poucos dias depois, o jogador marcaria o 10.000º gol oficial do Barcelona em todas as competições.
Sua 500ª partida pelo clube em dezembro de 2015, uma partida na qual Messi marcou novamente, logo seria seguida por uma dobradinha no campeonato e na copa, já que o Barcelona venceria tanto a La Liga quanto a Copa del Rey.
O fato de ter ficado apenas na sexta colocação nesta temporada diz muito sobre o quão incrível foi a carreira de Lionel Messi.
5. Temporada 2014/15
- Títulos: Liga dos Campeões, La Liga, Copa do Rei
- Conquistas: Artilheiro da Liga dos Campeões, La Liga POTY,
Incrivelmente, após uma temporada tão bem-sucedida, surgiram rumores de que Messi estaria pronto para deixar o Barcelona e buscar um novo desafio.
Um começo ruim de temporada parecia indicar que as coisas não estavam indo bem no clube catalão. Felizmente, as coisas estavam prestes a mudar.
A temporada de Messi e do Barcelona melhorou, e os feitos goleadores do jovem argentino fizeram a bola rolar.
O recorde de Telmo Zarra para o maior número de gols na La Liga durou quase seis décadas antes de um jovem Lionel Messi quebrá-lo na temporada 2014/15. Zarra marcou 251 gols na liga em sua carreira; Messi deixaria o Barcelona tendo marcado 474 gols na liga.
Jogando em um trio de ataque ao lado de Neymar e Luis Suarez, Messi marcaria 58 gols na temporada, com um total de 122 em todas as competições entre os três jogadores. O clube venceria a La Liga, com Messi novamente quebrando outro recorde da La Liga no caminho.
Seu 32º hattrick pelo clube foi um novo recorde, e ele logo se tornaria o jogador com mais assistências na La Liga ao ultrapassar Luis Figo.
Exibições espetaculares na Liga dos Campeões levaram Messi ao Barcelona até a final, onde derrotou a Juventus por 3 a 1.
4. Temporada 2009/10
- Títulos: La Liga, Supercopa da UEFA, Supercopa da Espanha
- Conquistas: Bola de Ouro, artilheiro da La Liga, artilheiro da Liga dos Campeões, La Liga POTY
Um dos destaques da carreira de qualquer jogador é ganhar a Bola de Ouro, o prêmio individual de maior prestígio no futebol.
2009 foi um ano de muito sucesso para Lionel Messi, e o jovem finalmente receberia a Bola de Ouro em 2009. Incrivelmente, ele continuaria a receber o prêmio no ano seguinte.
Ganhar duas Bolas de Ouro é uma grande conquista e uma verdadeira demonstração de quão bom um jogador é; Messi viria a receber a Bola de Ouro um recorde de sete vezes.
Terminando em segundo lugar mais cinco vezes, Messi é, sem dúvida, o jogador mais bem avaliado da história.
Além de ganhar seu primeiro troféu Bola de Ouro, Messi seria eleito o Jogador do Ano da FIFA, uma conquista incrível para um jogador de apenas 22 anos.
Ambos os prêmios foram conquistados por avalanches recordes; os resultados nunca foram duvidosos. Na campanha de 2009/10, Messi marcaria 47 gols, igualando o recorde detido pelo ex-jogador do Barcelona, Ronaldo.
3. Temporada 2018/19
- Títulos: La Liga, Supercopa da Espanha
- Conquistas: Artilheiro da La Liga, artilheiro da Liga dos Campeões, La Liga POTY
2019 foi um ano monumental para Lionel Messi, já que o internacional argentino finalmente levantaria seu décimo título da La Liga com o Barcelona. Tendo conquistado seu primeiro título em 2004/05, Messi conquistaria seu décimo e último troféu da La Liga em 2019.
Terminando a temporada com 36 gols no campeonato e 12 na Liga dos Campeões, Messi novamente teve uma temporada excelente.
O artilheiro da liga novamente, embora sua pontuação tenha diminuído um pouco nas últimas temporadas, o número de assistências que o jogador deu fez com que seu valor para o time do Barcelona estivesse mais alto do que nunca.
Na temporada 2018/19, Messi marcou seu 400º gol na La Liga e se tornou capitão do Barcelona.
À medida que o jogador amadureceu, seu status e influência dentro da equipe cresceram; embora fosse um jogador relativamente quieto, preferindo sua habilidade de falar, Messi era uma voz influente e valorizada no vestiário.
O título da La Liga 2018/19 foi o último conquistado pelo Barcelona e, devido aos problemas financeiros e ao fato de Messi agora jogar pelo Paris Saint-Germain, o clube pode ter que se contentar com um lugar secundário por algum tempo.
2. Temporada 2008/09
- Títulos: La Liga, Liga dos Campeões, Copa Del Rey, Ouro Olímpico
- Conquistas: Artilheiro da Liga dos Campeões, La Liga POTY
Apesar de ter um time jovem e extremamente talentoso, o Barcelona ainda precisava mostrar que podia vencer. Toda a habilidade do mundo não valia nada se as jovens estrelas do Barcelona não tivessem a coragem de levantar troféus.
A temporada 2008/09 foi crucial para Messi e o Barcelona; o time não apenas conquistou sua primeira tríplice coroa, vencendo a Copa do Rei, a Liga dos Campeões e a La Liga.
O novo técnico do Barcelona, Pep Guardiola, levou o clube a um sucesso sem precedentes nos anos seguintes, mas esta primeira temporada no comando deu o tom.
Em uma temporada fenomenal, Messi marcou 38 gols, terminou em segundo lugar na Bola de Ouro e como Jogador do Ano da FIFA, além de levantar três troféus.
A tríplice coroa foi a primeira vez que um time espanhol completou uma varredura limpa de todos os três troféus e marcou uma mudança crucial no poder do futebol espanhol. O Barcelona estava no topo e pretendia permanecer lá.
1. Temporada 2011/2012
- Títulos: Copa Del Rey, Supercopa da UEFA, Supercopa da Espanha
- Conquistas: Bola de Ouro, artilheiro da La Liga, artilheiro da Liga dos Campeões, La Liga POTY
Em uma carreira que vem quebrando recordes desde o início, 2012 deve ter sido um ano especial para Lionel Messi.
Tornar-se o maior artilheiro de todos os tempos do Barcelona com apenas 24 anos certamente ajudou; Messi quebraria o recorde de 57 anos de 232 gols estabelecido por Cesar Rodriguez em março de 2012.
Ele também se tornaria o primeiro jogador a marcar cinco gols em uma partida da Liga dos Campeões e o primeiro jogador a marcar 50 gols na liga em uma temporada.
Seus 50 gols na La Liga elevam a contagem final de Messi na temporada a 73 gols, um recorde mundial para um único jogador em competições europeias.
Em dezembro de 2012, Messi havia quebrado ainda mais recordes de pontuação; seu 190º gol na liga foi um recorde do Barcelona e, durante todo o ano, Messi quebrou o recorde de Gerd Muller de mais gols em um ano.
O recorde de 40 anos de Muller, com 85 gols, agora pertencia ao astro argentino, junto com mais recordes do que qualquer outro no futebol mundial.
Em uma carreira repleta de sucessos e recordes, 2012 tem que ser um dos melhores anos que Lionel Messi já teve.
Listei as melhores temporadas de alguns outros grandes nomes de todos os tempos nestes artigos: