Geralmente usado por um jogador criativo, o número 8 está entre os jogadores de futebol mais talentosos tecnicamente do mundo. Eles podem fazer um passe de quase qualquer lugar do campo e abrir as defesas com facilidade por meio de seu trabalho de pés sofisticado e controle de bola próximo.
Qualquer camisa com número pode se tornar icônica quando usada por um determinado jogador, no entanto, existem algumas camisas que são tradicionalmente reservadas para jogadores que deslumbram em campo e se divertem como poucos conseguem. Um desses números é o número 8.
Hoje vamos dar uma olhada mais de perto nos jogadores mais famosos que usaram a camisa número 8 durante sua carreira de jogador e explorar o que os torna tão lendários. Sente-se e lembre-se de alguns dos jogadores que podem ter feito você se apaixonar pelo futebol.
Aqui estão os 7 jogadores de futebol mais famosos com a camisa 8.
7. Andrés Iniesta
Um dos maiores meio-campistas de todos os tempos, o vencedor da Copa do Mundo da Espanha, Andres Iniesta, usou o número 8 ao longo de sua carreira e poucos tiveram melhor aparência ao fazê-lo.
Durante sua passagem pelo Barcelona, Iniesta formou metade daquela que considero ser a maior dupla de meio-campo de todos os tempos. Ao lado do agora técnico do Barcelona, Xavi, Iniesta foi pioneiro em um estilo de jogo complexo agora conhecido como tika-taka.
Iniesta conquistou inúmeros títulos nacionais e europeus pelo Barcelona antes de deixar o clube aos prantos em 2018. Desde então, o espanhol está no Japão jogando pelo Vissel Kobe.
Aos 39 anos, ele pode não estar mais jogando no mais alto nível, mas seu amor pelo jogo é claramente o que o faz continuar.
Foi anunciado que Iniesta deixará o time japonês depois de quase cinco anos, no entanto, resta saber se isso sinalizará sua aposentadoria do futebol ou apenas uma mudança para outro lugar.
6. Martin Odegaard
Jogador que vem ganhando força nos últimos anos, o atual capitão do Arsenal, Martin Odegaard, veste a camisa 8 dos Gunners e se tornou um dos jogadores mais importantes do clube.
Odegaard ingressou no Arsenal após deixar o Real Madrid em 2024. O norueguês era um dos talentos mais promissores no estádio Santiago Bernabeu, mas decepcionou depois de muitos anos tentando entrar no time titular.
Ele passou um tempo emprestado a vários times antes de finalmente se estabelecer no futebol nos Emirados. O Arsenal pagou apenas 40 milhões de euros (incluindo complementos) pelo seu futuro capitão.
Nas temporadas que se seguiram à sua transferência definitiva, Odegaard registrou impressionantes 22 gols em pouco menos de 75 partidas pelo clube. Ele parece pronto para levar o Arsenal a uma nova era de sucesso que infelizmente foi arrancada deles no último minuto em 2023.
5. Paul Scholes
Um dos melhores meio-campistas centrais de todos os tempos, a lenda inglesa Paul Scholes usou ocasionalmente o número 8 pela Inglaterra. Apesar de usar o número apenas algumas vezes, Scholes era bom demais para ser omitido de uma lista desse tipo.
Homem de um clube, Scholes se formou na famosa academia dos Red Devils ao lado de outras estrelas como Ryan Giggs, David Beckham e Gary Neville, no que ficaria conhecido como a 'Classe dos 92'.
Scholes se tornou um dos verdadeiros pontos de estabilidade do clube por quase duas décadas, chegando a sair da aposentadoria quando o clube precisou de pernas extras devido a lesões.
Como jogador, Scholes era pequeno em estatura, mas grande em talento. Ele conseguia fazer passes complexos e bolas longas com extrema precisão e acertar a bola como poucos conseguiam.
Talvez o melhor momento de Scholes tenha ocorrido durante a eliminatória das meias-finais da UEFA Champions League de 2008, frente ao Barcelona. Scholes marcou um estrondoso remate de longa distância que deixou Victor Valdés completamente pasmo.
4. Toni Kroos
Um dos melhores meio-campistas de sua geração, a lenda alemã Toni Kroos tem sido um dos líderes do time do Real Madrid há quase uma década.
Kroos começou sua carreira em sua Alemanha natal, no Bayern de Munique. Ele fez parte da equipe que derrotou o rival Borussia Dortmund na final da UEFA Champions League de 2013.
Mudou-se para Espanha em 2014 e tem sido uma peça vital na máquina vencedora do Real Madrid desde então.
Um passador suave, Kroos pode não ser o jogador mais rápido ou com maior pontuação em campo, no entanto, ele possui uma visão que poucos conseguem igualar. Ao lado de Luka Modric, Kroos formou uma dupla formidável de meio-campo que conquistou inúmeros troféus juntos.
Agora com 33 anos, Kroos está chegando ao fim de sua carreira de jogador, mas acredito que seu cérebro futebolístico lhe permitirá se tornar um grande treinador no futuro. Não seria uma surpresa vê-lo permanecer no Real Madrid quando inevitavelmente fizer esta transição.
3. Kaká
Outro número 8 com talento quase infinito, o megastar brasileiro Kaká foi um dos rostos do futebol ao longo dos anos 2000 e ganhou muitas honras importantes durante seu tempo no topo.
Kaká era conhecido por seu controle próximo e habilidade de marcar gols; suas corridas labirínticas confundiriam os defensores e levariam a alguns gols solo extraordinários.
O brasileiro participou da bem-sucedida campanha de seu país na Copa do Mundo de 2002, porém, foi em 2006 que ele se tornou um jogador importante. Ao lado de Ronaldo e Ronaldinho, Kaká fazia parte de um elenco verdadeiramente incrível que acabou não conseguindo ter sucesso.
Apesar disso, Kaká ganhou a Bola de Ouro em 2007 e se tornou um dos jogadores mais caros da história após sua transferência para o Real Madrid.
A fama de Kaká não teve limites durante sua época de jogador e ele continua sendo um rosto famoso sempre que aparece em partidas ao redor do mundo.
Ele também foi o primeiro esportista a atingir 10 milhões de seguidores no Twitter, nada mal para alguém que já existia antes da verdadeira ascensão das mídias sociais.
2. Frank Lampard
É sempre difícil separar os dois primeiros jogadores desta lista, ambos foram tão bons quanto o outro no seu melhor, na minha opinião.
No entanto, desta vez optei por colocar o herói do Chelsea, Frank Lampard, em segundo lugar. Lampard vestiu o número 8 do clube de West London por 13 anos e se consolidou como uma das maiores lendas de sua história.
Meio-campista versátil, Lampard podia marcar gols de quase qualquer lugar do campo. Ele marcou impressionantes 147 gols durante sua passagem pelo Chelsea.
Nada mal para um meio-campista central. Após sua saída de Londres, Lampard mudou-se para o recém-formado Manchester City e foi um dos jogadores do time durante a campanha 2014-15 do Citizens.
Essa mudança acabou com a mudança de Lampard para os EUA com a cidade de Nova York. O inglês jogou sua última partida em Nova York e fez 29 partidas, marcando impressionantes 15 gols.
1.Steven Gerrard
Outro candidato a maior jogador inglês de todos os tempos, a lenda do Liverpool, Steven Gerrard, personificou a Premier League na era de 2010, apesar de nunca ter erguido o troféu com seu amado clube.
Apesar disso, Gerrard conquistou o título da UEFA Champions League em 2005, depois de ter desempenhado o seu papel na incrível vitória de reviravolta sobre o AC Milan, em Istambul.
Gerrard também foi uma figura chave na seleção inglesa ao longo de sua carreira, jogando ao lado de Lampard e Scholes em um dos melhores meio-campos de todos os tempos. Embora quanto menos se fale sobre esta equipa, melhor para a maioria dos adeptos ingleses.
Depois de finalmente deixar o Liverpool em 2015, Gerrard chegou à MLS pelo LA Galaxy e jogou uma temporada nos EUA. O goleiro marcou 5 vezes em 34 partidas pelo time de Los Angeles.
Então, aí está! Acertamos todos eles ou você teria escolhido alguns outros para inserir lá? Algumas menções honrosas incluem Bastian Schweinsteiger, Sergio Busquets, Paul Gascoigne e muitos mais!