Conheça o novo goleiro do Chelsea: Edouard Mendy










O Chelsea passou por uma onda de gastos incrível na atual janela de transferências com a aquisição de jogadores como Hakim Ziyech, Timo Werner, Ben Chilwell, Thiago Silva, Malang Sarr e Kai Havertz. Mas ficou claro nos dois primeiros jogos da nova temporada que há uma área que precisa de melhorias – nomeadamente a posição do guarda-redes. O goleiro titular Kepa Arrizabalaga transferiu sua péssima forma da temporada passada para a nova. E para resolver este problema, os Blues garantiram a contratação de Edouard Mendy ao Rennes.

Espera-se agora que Mendy rivalize, ou mesmo desloque, Kepa e se estabeleça como o goleiro titular em Stamford Bridge. Que conquista e que motivo de orgulho isto será para África, pois é raro ver um guarda-redes africano num clube de topo da Premier League!

Neste artigo, BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL apresenta a história de Mendy.

Ele nasceu Edouard Osoque Mendy em 1 de março de 1992, filho de mãe senegalesa e pai guineense em Montivilliers, França.

Aos 13 anos ingressou na academia de juniores do Le Havre SC. Como não conseguiu se estabelecer como jogador regular, mudou-se para o clube amador VS Municipaux Le Havre, onde suas atuações lhe renderam seu primeiro contrato profissional com o AS Cherbourg, clube da terceira divisão. O Cherbourg foi rebaixado para a 4ª divisão e Mendy se separou do clube porque queria jogar em um nível melhor, mas não recebeu ofertas de clubes de alto escalão e posteriormente ficou desempregado.

Eduardo Mendy

Em 2014, ele finalmente recebeu uma oferta do Olympique Marseille, clube da Ligue 1, para atuar como quarto goleiro titular e jogar pela equipe B. Mesmo assim, não conseguiu desbancar Florian Escales como favorito do time reserva. Em busca de tempo de jogo regular, Mendy mudou-se para o Reims, clube da Ligue 2, em 2016 e gradualmente se estabeleceu como goleiro titular. Ele ajudou o Reims a conquistar o título da Ligue 2 (e a promoção à Ligue 1) em 2017/18.

Depois de três temporadas no Reims, mudou-se para o Rennes em 2019 e estabeleceu-se como um dos melhores guarda-redes de França na temporada 2019/20 – as suas atuações foram cruciais na qualificação do Rennes para a UEFA Champions League pela primeira vez em 2019, no seu 119º ano. História. Durante sua passagem pela França foi um dos melhores goleiros do campeonato.

Depois de apenas uma temporada no Rennes, suas atuações impressionantes convenceram o Chelsea a contratá-lo. Em 24 de setembro de 2023, o jogador de 28 anos juntou-se oficialmente aos Blues em um acordo no valor de £ 22 milhões, concordando com um contrato de 5 anos.

O ex-goleiro do Chelsea e atual conselheiro técnico e de desempenho Petr Cech foi fundamental para trazer Mendy para Stamford Bridge (o próprio Cech ingressou no Chelsea vindo do Rennes em 2004).

Na temporada 2019/20, Mendy disputou 24 partidas no campeonato, sofrendo 19 gols e mantendo nove jogos sem sofrer golos, enquanto seu novo rival no Chelsea, Kepa, disputou 33 jogos no campeonato, sofrendo 47 gols e mantendo oito jogos sem sofrer golos.

Édouard Mendy pelo Senegal

Por causa dos seus pais, foi elegível para representar o Senegal e a Guiné-Bissau a nível internacional. Disputou dois amistosos por Bissau em 2016, mas depois mudou-se para o Senegal e estreou-se oficialmente por aquele país em novembro de 2018. Ele fez parte da equipe senegalesa que terminou em segundo lugar na AFCON 2019, no Egito.

Seus ídolos que ele teve quando criança eram; Fabian Barthez, Gianluigi Buffon e Manuel Neuer.

Edouard Mendy é primo do lateral-esquerdo Ferland Mendy, do Manchester City.