A versatilidade do calçado pode ajudar muitos atletas a economizar dinheiro. À primeira vista, calçados para diferentes esportes podem parecer muito semelhantes, mas existem algumas diferenças que criam um mercado em primeiro lugar.
As chuteiras de futebol são uma daquelas opções que parecem bastante versáteis. Atletas que jogam na grama ou em grama artificial em outros esportes podem tentar economizar um pouco de dinheiro, mas somente se trabalharem corretamente.
As chuteiras funcionam para futebol e basquete? As chuteiras podem funcionar até certo ponto no futebol, mas não são adequadas para o basquete. As chuteiras só devem ser utilizadas nas superfícies específicas designadas pela marca. Na maioria dos casos, isso significa usá-los em grama ou grama artificial.
Chuteiras de futebol para basquete
Usar chuteiras de futebol tradicionais para basquete nunca é recomendado. Simplificando, as superfícies são muito diferentes e não há como as travas penetrarem em uma superfície dura. Para piorar a situação, as chuteiras de futebol podem danificar o piso de madeira do basquete. Isso pode criar um problema caro para quem tentar.
As únicas chuteiras que podem ser seguras de usar são aquelas criadas para jogos internos ou de rua. Mesmo assim, os calçados não foram projetados para os movimentos do basquete. Os jogadores não estão obtendo o apoio adequado para o tornozelo ou a constituição geral para praticar esportes totalmente diferentes. Sob nenhuma circunstância um jogador deve usar chuteiras em uma superfície dura.
As opções de futebol de rua, ou quaisquer opções internas, são perfeitas para jogar basquete casualmente, mas ainda não fornecem o mesmo tipo de proteção de tornozelo normalmente necessária para jogadores de basquete.
Eles também vêm em um estilo de cano baixo, que os jogadores de basquete nem sempre preferem. Embora esse estilo tenha voltado nos últimos anos, boa parte das pessoas só joga basquete de cano alto.
Chuteiras de futebol para futebol
Chuteiras de futebol podem se traduzir razoavelmente bem em futebol. Existem algumas diferenças perceptíveis e isso não vai dar às pessoas a melhor proteção que existe, mas é melhor do que ficar sem chuteiras.
No início, a diferença mais notável será simplesmente colocar chuteiras de futebol e depois experimentá-las. As chuteiras de futebol são construídas muito mais para velocidade, mesmo que sejam projetadas para wide receivers e running backs. Os jogadores de futebol não são apenas mais leves, mas também correm o tempo todo, em vez de fazer corridas curtas.
Como eles conseguem reduzir o peso com chuteiras de futebol? Não há tanta proteção para os pés nas chuteiras em geral. Ao usá-los para jogar futebol, o pé de uma pessoa fica muito mais vulnerável a se machucar simplesmente por alguém pisar nele. É a última coisa com a qual qualquer jogador de futebol deseja lidar, pois parece uma lesão bastante evitável.
O suporte para o tornozelo também é uma grande mudança nas chuteiras de futebol em comparação com as chuteiras de futebol. Quase todas as chuteiras de futebol são decotadas, pois os jogadores gostam de ter liberdade para se movimentar e serem o mais flexíveis possível nessa área. Os jogadores podem usar fita adesiva em volta dos tornozelos, mas na maioria das vezes não gostam de chuteiras de corte alto.
Os jogadores de futebol são o oposto, especialmente se estiverem jogando em linha. Quase todos os jogadores terão o máximo de apoio possível no tornozelo, já que há muito impacto em cada jogada. Basta um ajuste para perder algum tempo, e isso dói, principalmente quando um jogador com mais de 300 libras cai em cima de alguém.
Usar chuteiras de futebol significa que um jogador não terá aquele pino disponível com chuteiras de futebol. Alguns jogadores confiam nessa configuração com as chuteiras, e fazer outra coisa pode tirar essa vantagem. Como isso é proibido no futebol, não haverá opções nesse sentido.
Chuteiras de futebol para outros esportes
Além dos esportes populares de futebol e basquete, há outros que exigem o uso de chuteiras. Alguns podem pensar que as chuteiras de futebol também podem ser usadas para outros esportes, mas há algumas variações a serem lembradas.
Beisebol/softbol
As chuteiras de beisebol/softbol têm uma presilha na frente que vai cavar na terra. O objetivo é funcionar como uma forma de ganhar velocidade o mais rápido possível. O futebol não tem isso, pois é ilegal e, portanto, coloca o jogador de beisebol em ligeira desvantagem.
Uma chuteira de beisebol tradicional também não se destina a um esporte de contato. Isso significa que eles podem ser um pouco mais leves para os jogadores se movimentarem durante as noites quentes de verão. A última diferença significativa é que muitos jogadores de beisebol mais velhos usam pontas de metal em vez de travas de borracha.
Isso não seria adequado para o futebol. Muitos acreditam que as travas de metal dão aos jogadores de beisebol uma vantagem distinta na movimentação na combinação de terra e grama.
Lacrosse
Sim, chuteiras de futebol podem ser usadas com facilidade para lacrosse, mas os jogadores se sentirão em pequena desvantagem. As chuteiras de lacrosse são uma opção híbrida de chuteiras de futebol e beisebol. Na realidade, é melhor trocar os três, em vez de usar chuteiras de futebol (desde que as chuteiras de beisebol sejam de borracha).
A localização das travas de lacrosse fica na parte externa da sola, o que ajuda na estabilidade e no movimento lateral. Há também uma presilha com travas de lacrosse, descartando-as para o futebol. Embora não seja obrigatório, os jogadores de lacrosse geralmente têm um corte de nível médio nas chuteiras para ter apoio no tornozelo.
Por que o calçado certo é importante
Certamente é tentador usar os mesmos calçados para vários esportes, mas existem várias opções por um motivo. Se uma pessoa está interessada em um determinado esporte, é hora de investir em chuteiras que funcionem para esse esporte.
Mesmo que proporcione apenas uma ligeira vantagem, pode ser a diferença entre alguém ter sucesso e não conseguir. Existem tantas empresas diferentes dispostas a se esforçar e desenvolver novas tecnologias que funcionem para diferentes atletas.
Não há razão para não aproveitar essas oportunidades de uma forma ou de outra. A maioria das chuteiras está na mesma faixa de preço, portanto, optar por chuteiras de futebol em vez de futebol não economizará dinheiro.
Mesmo dentro do futebol, é importante encontrar o calçado certo. Não leve essas chuteiras de futebol de salão para o gramado externo.
As chuteiras pertencem ao campo, e os jogadores que praticam regularmente o esporte provavelmente não querem bagunçar suas chuteiras com outras atividades. Em vez disso, procure uma opção mais barata para esportes que não sejam considerados nada além de uma opção casual.