Um sistema de cartões é usado em todos os níveis para manter a conduta sob controle no futebol. Os árbitros podem emitir um cartão amarelo ou vermelho para o comportamento mais ultrajante. A maioria dos torcedores de futebol já viu um árbitro correndo até um jogador e mostrando-lhe um cartão amarelo, mas como isso é determinado?
O básico: o que é um cartão amarelo no futebol?
Vamos começar com o básico. Basicamente, o cartão amarelo no futebol funciona como um “Ei, cuidado!” do árbitro. É um aviso, sinalizando que o jogador saiu da linha, mas não tanto que precise ser expulso do campo. Pense nisso como se sua mãe olhasse para você quando você pega o terceiro biscoito – é um aviso, não um castigo… ainda.
Muitos percebem que um cartão amarelo, assim como um cartão vermelho, pode ser emitido por diversos motivos. O cartão amarelo é o menor dos dois e é visto mais como uma advertência do que qualquer coisa.
Pode não parecer grande coisa no momento, mas muitos amarelos podem levar a problemas graves para um jogador e sua equipe. Aqui está um resumo do cartão amarelo e como ele afeta o jogo.
Como os jogadores podem receber um cartão amarelo?
Os cartões amarelos podem ser emitidos por diversos motivos. De acordo com a lei 12 das Leis do Jogo, os jogadores podem esperar um cartão amarelo por qualquer coisa, desde comportamento antidesportivo geral até não entrar em campo da maneira correta. Aqui estão vários motivos pelos quais os jogadores podem receber um cartão amarelo.
Razões para um cartão amarelo no futebol
Comportamento Antidesportivo:
Imagine tentar derrubar alguém porque ele ultrapassou você ou discutiu apaixonadamente com o árbitro. Não é legal, certo?
Esta é a forma mais comum de receber um cartão amarelo, pois é mais um termo genérico para muitas coisas diferentes. Caindo sob comportamento antidesportivo é um jogo geral, como deslizar para tirar o oponente, puxando-os pela camisa, jogada excessivamente agressiva e muito mais.
Linguagem chula / discussão:
Os árbitros são muito bons em deixar os jogadores discutirem até certo ponto, mas um cartão amarelo pode ser emitido por discussão excessiva ou uso de linguagem chula. Desde que não seja muito maluco e mereça um vermelho direto, o amarelo pode acalmar alguns jogadores a ponto de eles não ultrapassarem o limite.
Atraso do jogo:
O futebol é um jogo de ritmo acelerado. Mas se você está perdendo tempo só porque sua equipe está na liderança, você pode acabar recebendo uma justiça amarelada.
O relógio está sempre correndo no futebol, o que significa que atrasos intencionais no jogo às vezes podem levar a um cartão amarelo. Os jogadores precisam continuar se movendo de maneira ordenada durante a partida. As equipes sempre tentarão pressionar um pouco a sorte com táticas de atraso se estiverem na liderança, mas isso nem sempre agrada aos árbitros. Se for flagrante, espere a emissão de um cartão amarelo.
Posicionamento incorreto:
Os árbitros tentam evitar emitir muitos cartões amarelos por não alinharem corretamente, mas os jogadores que ultrapassam o limite de forma consistente podem esperar um. Isso significa não dar espaço suficiente para cobrança de escanteio, reposição lateral, cobrança de falta ou qualquer outro tipo de situação de bola morta. Os jogadores estão sempre em busca de vantagem, mas avançar demais pode levar a um cartão amarelo.
Procedimentos de substituição inadequados:
Este não é um jogo de pega-pega! Existem regras sobre quando e como os jogadores podem trocar.
O árbitro tem o critério final sobre quando um jogador pode entrar ou reentrar no campo. Isso se resume a substituições e se um jogador for afastado devido a uma lesão. Ser capaz de saltar de volta e ter a oportunidade de marcar não funciona, então os árbitros sinalizarão quando chegar a hora.
Se uma equipe tenta descaradamente tirar vantagem entrando ou saindo de campo, é cartão amarelo. Não há outra maneira de os árbitros manterem tudo em ordem com tanto campo para cobrir.
Celebrações excessivas:
Marcou um gol e ficou com vontade de tirar a camisa? Pense novamente! O árbitro pode não compartilhar o seu clima de comemoração. (A menos, é claro, que você seja Brandi Chastain.)
As ligas de futebol são bastante tolerantes em relação às comemorações de gols, mas os jogadores que exageram arriscam uma carta. Talvez a maneira mais rápida de receber o cartão amarelo seja tirar a camisa enquanto comemora um gol, mas outras ações também desencadeiam o pênalti.
Os árbitros entendem que, para o futebol continuar popular, eles não podem ser grandes defensores das regras com plena comemoração. Ao mesmo tempo, é necessário que haja algumas regras para que as coisas não saiam do controle.
Outras infrações menores:
Existem advertências para infrações menores e os cartões amarelos estão um passo à frente disso. Dito isso, a maioria dos motivos pelos quais as pessoas recebem cartões amarelos são relativamente menores. Muitas faltas são decisões judiciais, mesmo com o replay se tornando cada vez mais prevalente nos níveis mais altos.
Mas o que isso significa para o jogador?
Agora que você conhece os princípios básicos do cartão amarelo, pode estar se perguntando sobre seu impacto. Aqui está o resumo:
Tudo bem, mas o que isso significa para mim, o espectador?
Em primeiro lugar, acrescenta tempero ao jogo! Mas, além do drama, é essencial compreender as implicações. Se você está torcendo por um time e um de seus principais jogadores está pisando no gelo fino com um amarelo, a tensão é palpável. Isso muda a dinâmica e as estratégias da equipe e pode ser a diferença entre uma doce vitória e uma derrota esmagadora.
Como dois cartões amarelos se transformam em cartão vermelho
Depois que um jogador recebe seu primeiro cartão amarelo, a maioria fica bastante cautelosa ao receber outro. Isso porque um segundo cartão amarelo leva a um cartão vermelho, o que significa a eliminação automática daquela partida e, possivelmente, uma suspensão posterior.
O segundo cartão amarelo costuma demorar mais do que o primeiro, pois os árbitros sabem que os torcedores pagam para ver os jogadores, não para vê-los fazer chamadas. Ao mesmo tempo, os jogadores não devem abusar da sorte quando já têm um cartão amarelo, pois jogar com um homem a menos em qualquer partida é desfavorável.
Existem regras de temporada para vários cartões amarelos?
A maioria das ligas manterá um registro dos cartões amarelos acumulados durante a temporada. Como as temporadas são bastante longas, o número padrão de cartões amarelos para equivaler a um cartão vermelho é três. Esse jogador não é automaticamente eliminado da partida necessariamente ao receber o terceiro cartão amarelo, mas deverá cumprir suspensão após a partida.
Essas suspensões são transferidas de temporada para temporada, de modo que um jogador não recebe um passe automaticamente se receber o terceiro cartão amarelo durante a partida final do ano. A menos que mudem para uma liga totalmente diferente, eles deverão cumprir a suspensão antes de seguir em frente.
Regras do Cartão Amarelo do Torneio
Os cartões amarelos não são necessariamente válidos em todas as competições, mas geralmente acontecem em torneios. Se um jogador receber dois cartões amarelos em qualquer uma das partidas de um torneio, ele poderá ser suspenso. A boa notícia é que o jogador não sai de campo ao receber o segundo cartão amarelo, mas deverá ser substituído para a próxima partida.
A razão pela qual essas regras existem é para evitar que os jogadores recebam pelo menos um cartão amarelo em cada partida. Se um jogador sabe que pode sair com um cartão amarelo em cada partida sem quaisquer consequências reais, isso pode atrapalhar o fluxo das partidas. Os jogadores correrão mais riscos com jogos agressivos, o que pode causar lesões.
Por que os cartões coloridos são usados em primeiro lugar?
O sistema de cartas foi desenvolvido para oferecer uma forma simplista de disciplinar os jogadores durante uma partida. O futebol é um esporte praticado em todo o mundo; na maioria das vezes, os jogadores falam línguas diferentes em campo. Mostrar as cartas e a cor das cartas mantém todos os jogadores e fãs na mesma página.
O que significa um cartão amarelo? Amarelo significa cautela, enquanto vermelho significa parada (no caso do futebol significa expulsão). Estas são as mesmas cores usadas para outros sinais simplistas, como nos semáforos. Um jogador sempre sabe exatamente onde está quando recebe o cartão, embora possa alegar que houve um mal-entendido com outros métodos de reserva.