Para muitos, as câmeras GoPro são uma das melhores tecnologias desenvolvidas na última década.
Se você ainda não conhece, uma GoPro é uma pequena câmera que pode ser acoplada a uma variedade de coisas diferentes, permitindo a gravação em tempo real de quase tudo, incluindo jogos de futebol.
As GoPros são úteis para uma ampla variedade de coisas dentro e fora do campo quando se trata de gravar jogos de futebol. Hoje, daremos uma olhada mais de perto em algumas delas para responder à pergunta: Como gravar um jogo de futebol com uma GoPro?
Há muitas maneiras de gravar um jogo de futebol com uma GoPro, no entanto, algumas são melhores que outras. Para gravar uma partida no nível do campo, o melhor método é colocar a câmera dentro do gol e para gravar em um nível mais alto é melhor ficar nas arquibancadas.
Aqui estão as 4 melhores maneiras de gravar um jogo de futebol com uma GoPro.
1. No Gol (ou atrás dele)
Um dos métodos mais comuns que os goleiros profissionais usam para avaliar seu desempenho é colocar uma GoPro no fundo da rede, para que seus movimentos, vocalidade e defesa de chutes possam ser observados por aqueles que trabalham para ajudá-los a melhorar seu jogo geral.
Isso também é algo que alguns usaram para construir uma marca e presença nas mídias sociais.
O ex-goleiro do Manchester United e do Watford, Ben Foster, se tornou um dos goleiros mais famosos do mundo no final de sua carreira de jogador, quando criou seu próprio canal no YouTube.
O canal se concentrou em suas façanhas como ciclista, mas também apresentou algum conteúdo sobre sua carreira no futebol, mais notavelmente a série “GoPro no gol”, que acompanhou seus dias de jogador na Championship e na Premier League.
O conceito de colocar câmeras no gol não é nenhuma novidade, já que as emissoras tentam fazer isso há anos. No entanto, Foster mostrou que as pessoas estão realmente interessadas no que os profissionais têm a dizer sobre suas próprias carreiras, sem nenhum filtro.
Colocar uma GoPro no gol também é uma boa ideia para quem quer capturar a reação dos fãs atrás dela sempre que algo importante acontece durante uma partida.
Assim como acontece com os jogadores em campo, a GoPro oferece uma visão completamente sem filtros das reações em tempo real de centenas de fãs sentados atrás do gol. Fila de confusão sempre que um gol de última hora é marcado!
2. Usando uma faixa de cabeça
Fora do futebol, esta é uma das formas mais comuns de usar uma GoPro (é especialmente popular entre corredores e ciclistas).
No futebol, usar uma faixa de cabeça para prender sua GoPro pode ser uma maneira divertida de registrar seu desempenho pessoal em uma perspectiva de primeira pessoa, algo que as câmeras tradicionais não podem oferecer.
Mas há desvantagens nisso, a mais óbvia é que você não poderá contestar cabeceios em nenhum momento do jogo, pois sua câmera pode cair ou machucar um oponente.
Em um ambiente competitivo, é improvável que o árbitro permita que você use uma câmera dessa forma, pois isso pode representar um perigo para quem estiver em campo.
Apesar disso, você sempre pode optar por usá-lo durante sessões de treinamento ou simples brincadeiras no parque com seus amigos que não tenham regras oficiais a obedecer.
3. Gravação das arquibancadas
Isso é algo que se tornou cada vez mais popular nos últimos anos após o crescimento contínuo do YouTube como uma plataforma de mídia social e compartilhamento de vídeos. O mesmo pode ser dito sobre o surgimento de aplicativos como TikTok e BeReal, que permitem que as pessoas compartilhem o que estão fazendo em tempo real.
Atualmente, há muitos grandes influenciadores de mídia social que usam GoPros como parte de sua estratégia para levar a atmosfera de alguns dos maiores jogos do mundo para todos os cômodos do planeta. Embora possa não ser a mesma experiência para quem assiste, é um negócio em rápido crescimento para quem faz isso direito.
Gravar das arquibancadas é muito mais fácil do que tentar fazer qualquer coisa em campo, mas, claro, não tem o mesmo impacto para aqueles que querem analisar seu próprio desempenho de perto.
Usar uma GoPro dessa forma é mais adequado para entretenimento. No entanto, se isso soa bem, você precisa estar ciente das restrições que se aplicam a quase todas as partidas.
Qualquer filmagem da partida em si é proibida por quase todas as federações de futebol do planeta, pois viola oficialmente os acordos de televisão firmados com emissoras ao redor do mundo.
Por esse motivo, você só deve filmar sua própria reação aos eventos em campo. Se você desobedecer a essas ordens, seu vídeo poderá ser retirado do ar por violação de direitos autorais, o que pode levar a uma multa.
Provavelmente, você poderá filmar partidas de nível muito mais baixo, o que pode ser útil, do ponto de vista analítico, para jogadores e times que desejam ter uma visão mais ampla de suas performances nas arquibancadas.
4. Em cima do gol
A última maneira de usar uma GoPro que discutiremos hoje é colocá-la em cima do gol (fixando-a na trave), o que certamente não é algo que você desejará fazer com muita frequência ou em um nível alto, no qual a GoPro pode quebrar.
Este é um método que deve ser usado apenas em treinos e jogos de futebol juvenil, pois há menos chances de danificar a câmera devido ao menor consumo de energia nas fotos que podem atingir sua GoPro.
Ao colocar a GoPro no travessão, você tem uma ótima visão de toda a metade do campo que você está atacando ou defendendo. Ao colocar uma em cada gol, você obtém o melhor dos dois mundos (desde que seus oponentes não se importem em ser gravados).
Do ponto de vista ofensivo, você pode usar a filmagem para analisar seus chutes e, do ponto de vista defensivo, você pode analisar seus defensores e o goleiro.
Aí está! Elas são apenas uma seleção das maneiras de gravar um jogo de futebol com uma GoPro. Você vai levar uma para a próxima partida que você jogar ou assistir?